Pela graça do Batismo, através do qual nos tornamos filhos no Filho, participamos do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. Nesta Igreja, pela força deste mesmo Batismo, todos os leigos se tornam sacerdotes, profetas e reis: Sacerdotes, porque devem oferecer seus sacrifícios espirituais diários em favor da Igreja, de si e dos irmãos; profetas, porque são impelidos a ajudar as pessoas a se libertarem das correntes do pecado, anunciando-lhes a salvação; reis, porque, pela força da Cruz de Cristo, podem vencer as tentações do mal. Daqui se desprende a força e dignidade do apostolado dos legionários, que, sentindo-se pertencentes à Igreja, mas também compreendendo que são Igreja, lutam para que o nome de Jesus seja sempre mais conhecido.
O apostolado exige dos fiéis leigos um ardoroso amor pela Igreja, e um grande senso de responsabilidade. Trabalhar pela extensão do Reino de Deus nesta terra, sob a proteção de Maria, é o grande motivo impulsionador dos membros da Legião de Maria. Esses, em comunhão com os sacerdotes, desejam ajudá-lo em sua tarefa de pastorear o rebanho de Cristo; esses, em inteira dependência da Virgem Maria, Mãe de Deus e de todos os cristãos, exigem de si mesmos, para o anúncio do Reino, a oração assídua, o sacrifício de si, uma organização perfeita e uma estreita cooperação com os sacerdotes.
Aos sacerdotes, os legionários pedem que lhes ajudem a se formarem como comunidade de cristãos que, impulsionados pelo Espírito Santo, deem testemunho de verdadeiros católicos no mundo; que lhes ajudem a ajudar outras pessoas a encontrarem o caminho para Cristo; que lhes proporcionem um maior conhecimento e vivência da fé cristã; que lhes ensine a cooperar no despertar de uma paróquia que se perceba como família e como comunidade Eucarística.
“Venham conosco e trabalharemos juntos” – dizem os legionários. Assim, acontece, então, o apostolado legionário. Não se trata de aprendizagem teórica e sem contato com a vida, mas de aprender fazendo, ser de Cristo no cotidiano da vida, tornar-se sensível às ações de Deus, sobretudo nos momentos mais difíceis da vida.
Cúria Mãe da Divina Misericórdia
Comments