Movimento escoteiro católico brasileiro passou a fazer parte no dia 9 de dezembro da respeitosa “Federação do Escotismo Europeu” (FSE), uma associação privada de fieis, reconhecida pela Santa Sé!
Frei André Tavares, OP
No mesmo ano em que o escotismo católico completa seu primeiro centenário, a “Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil” (AG&E), movimento escoteiro católico brasileiro, em nosso país passou a fazer parte no dia 9 de dezembro da respeitosa “Federação do Escotismo Europeu” (FSE), uma associação privada de fieis, reconhecida pela Santa Sé! Apesar de “européia”, a Federação conta também com Associações do Canadá, Estados Unidos e México. Mas o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter uma associação que faça parte deste prestigioso grupo.
Há cem anos, em 1920, o famoso Lord Robert Baden-Powell, o carismático militar inglês que concebeu o escotismo, deu seu consentimento à fundação dos Scouts de France, associação escoteira católica francesa, na qual o escotismo foi enriquecido pelo Evangelho e ganhou cidadania eclesial, graças ao gênio e ao trabalho incansável do jesuíta francês Padre Jacques Sevin (declarado Venerável, pelo Papa Bento XVI, em 2012). O sucesso foi imediato: educação para a responsabilidade e a liderança, dedicação, descoberta da natureza, busca da santidade... todas estas propostas atraíram (e continuam a atrair) inúmeros jovens, para os quais o escotismo católico tem sido uma escola de vida e um caminho de alegria e santidade.
Escotismo Católico no Brasil
A FSE é, além de uma federação, uma verdadeira fraternidade internacional conhecida pelo seu apego ao escotismo original, tal como o sonhou e realizou Baden-Powell. Ele compreendeu a natural sede de aventura de cada jovem (ele também um grande aventureiro, tendo vivido na Índia e em países da África, tendo muito aprendido com os povos que conheceu) e idealizou um movimento educativo lúdico, que respeita a criança e o jovem, menina e menino, como são, com suas riquezas e limites. Baden-Powell compreendeu que uma educação verdadeira parte de considerar os jovens como são, e a partir daí acompanhá-los. O Padre Jacques Sevin (padre, poeta, músico e professor de inglês), que foi pessoalmente ao Reino Unido se encontrar com Baden-Powell, logo percebeu que o escotismo poderia ser um excelente caminho para a maturidade cristã. Ele, e outros contemporâneos seus (dentre os quais o professor Jean Corbisier e o Conde Mário de Carpegna), consolidaram então o escotismo católico, conservado pela FSE.
Escotismo Católico no Brasil
As Associações que fazem parte da FSE praticam um escotismo católico que tem suas raízes na antropologia cristã, na Doutrina Social da Igreja Católica e no escotismo tradicional de Baden-Powell, sendo fieis ao Magistério da Igreja e às orientações pastorais do Concílio Vaticano II. Agora, a AG&E, a mais nova associação-membro da FSE, ganha um rosto mais internacional e eclesial (pertencendo a uma federação de Direito Pontifício), o que a faz ainda mais comprometida com a educação integral dos jovens que dela fazem parte!
Frei André Tavares, OP, frade dominicano, é o Conselheiro Religioso Nacional da Associação Guias e Exploradores do Brasil (AG&E).
Comentarios