Caros Sacerdotes e Catequistas,
Antes de tudo, queremos agradecer a todos vocês por manterem acesas as chamas da evangelização. Experimentamos tempos difíceis! Contudo, temos a plena certeza de que desta situação de crise sairemos muito mais amadurecidos como pessoas e como cristãos.
Tendo em vista alguns pedidos para o retorno da administração dos sacramentos nas paróquias de nossa Arquidiocese, no Espírito de unidade e de paz, orientamos para este segundo semestre, e tomadas as devidas precauções sanitárias já recomendadas pelas autoridades de saúde, e a critério de cada pároco junto aos seus catequistas, o seguinte:
• A realização da Iniciação à Vida Eucarística (Primeira Comunhão) dos catequizandos do 2º Ano do Catecumenato (3º ano da catequese);
• O Batismo dos Catequizandos do 2º Ano do Catecumenato (3º ano da Catequese) e que serão iniciados à Vida Eucarística (1ª Comunhão);
• O Batismo das crianças a pedido dos pais;
• O Batismo, a Eucaristia e a Crisma dos catecúmenos/crismandos que receberiam esses sacramentos na Vigília Pascal.
• Quanto às turmas que estão em formação (Pré-Catecumenato infantil (1º ano da catequese), 1º ano do catecumenato infantil (2º ano da catequese), Catecumenato de jovens e adultos, que iniciaram este ano), continua a orientação dada em Documento anterior.
• Quanto ao Sacramento da Crisma, de acordo com o cân 882 do Código de Direito Canônico, concedemos aos Párocos e Administradores Paroquiais a faculdade de administrarem o sacramento da Confirmação nas suas respectivas Paróquias, em pequenos grupos, até o final desse ano de 2020, em conformidade com os protocolos de segurança.
Dado e passado em Nossa Cúria Arquidiocesana de Niterói, aos oito dias do mês de setembro de dois mil e vinte, na festa da Natividade de Nossa Senhora.
+ José Francisco Rezende Dias
Arcebispo Metropolitano de Niterói
Comments